terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"25 ANOS DE ADRA NO BRASIL‏"



A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) é o braço social da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em 19 de outubro completando 25 anos de serviços prestados
Durante um quarto de século, a sociedade brasileira tem contado com ações, projetos e programas de uma instituição que acredita no desenvolvimento humano. É a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), o braço social da Igreja Adventista do Sétimo Dia que completa 25 anos. A ADRA tem atuação em todas as regiões brasileiras e no mundo também. No Nordeste brasileiro, por exemplo, são desenvolvidos projetos de musicalização com crianças em situação de vulnerabilidade e atendimento permanente a pessoas com transtornos mentais, além de orientação técnica para policultura na zona do semi-árido. Na região Sudeste, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo destacam-se atividades com crianças, adultos em parceria com empresas privadas, além de auxílio em situações de emergência.
Para o Pr. Günther Wallauer, diretor da ADRA na América do Sul, os 25 anos da instituição representam “alegria, já que são milhões de vidas tocadas, ajudadas, transformadas de inúmeras maneiras. Quando paramos para pensar na dimensão do que significam 25 anos de trabalho humanitário ao redor do planeta e também aqui no Brasil, imagens, histórias, lugares, pessoas não param de ser visualizadas em nossa mente.
Quantos projetos executados, quantos doadores envolvidos, quantas vidas beneficiadas”. Somente no ano de 2008, no Brasil, a ADRA desenvolveu 180 projetos que beneficiaram 622.500 pessoas. Hoje no país são 674 trabalhadores e foram administrados mais de 11 milhões de dólares em recursos.

No Espírito Santo a Adra cumpre o lema da instituição, “Transformar o mundo uma vida de cada vez”. Inclusão Digital é o novo projeto da Adra Espírito-Santense. Foi inaugurada a sala de informática para comunidade carente. A sala conta com cerca de doze computadores que vão beneficiar a comunidade da região do Bairro de Fátima, na Serra.

O projeto vai incluir jovens, adultos e a terceira idade, no mundo virtual. O programa é totalmente gratuito. Serão três turmas, sendo divididas em manhã, tarde e noite. Cerca de 120 alunos vão passar todos os dias pela escolhinha que foi preparada no pátio da Igreja Adventista no Bairro de Fátima, Serra.

A inauguração do projeto teve a presença do Secretário da Associação Espírito-Santense, AES, pastor Paulo Falcão, o Diretor de Adra Espírito-Santense, pastor Humberto Cardoso, o pastor distrital da Igreja local, pastor Genival de Souza, o colaborador do projeto, deputado Vandinho Leite, entre líderes e membros da Igreja no Bairro e alunos.

Para o ancião da igreja, Jair Bimbatto, receber esse projeto é um diferencial para a Igreja na comunidade. “Trabalhamos dando o peixe para nossa comunidade, agora vamos dar a vara para pescar”, declarou Bimbatto.

A parceria entre Adra Espírito-Santense e o deputado Vandinho, vem sendo de grande sucesso e este não será diferente. “Ver a alegria dessas crianças em participarem nos faz alegres também”, afirmou o deputado.

A aluna Elaine Rodrigues, 15 anos, acredita que a oportunidade vai mudar a maneira de ver o mundo. “Vou ser diferente, vou aprender a me comunicar de outra maneira com as pessoas”, declara Elaine.

E o projeto não vai parar por aqui. A direção da Igreja local e Adra, já estão investindo em mais um programa. O projeto inclusão de línguas. A Igreja vai oferecer para a comunidade, gratuitamente, o curso de inglês. Este projeto está previsto para dar início ainda este ano.

O objetivo da Adra AES é desenvolver ações de esperança para as comunidades. De acordo com o Secretário da AES, pastor Paulo Falcão, com estes projetos sociais e religiosos todos são beneficiados, tanto quem dá quanto quem recebe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário