quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Audi A8 chega a sua terceira geração com oito marchas


Fotos: Divulgação




Sedã de alto luxo de alumínio terá motores V8 a gasolina e a diesel e uma grande quantidade de equipamentos


A terceira geração do Audi A8, chamada internamente de D4, já havia sido antecipada por nossas fotos de segredo e, principalmente, por sua projeção, que se mostrou bastante fiel ao resultado final, apresentado em Miami, nos EUA. Com motores V8 a diesel e a gasolina, o sedã de alumínio e de alto luxo chega também com um câmbio automático Tiptronic de oito marchas, um de seus maiores destaques.

O principal, de todo modo, é a nova aparência do enorme sedã. Aliás, enorme não é apenas força de expressão: o novo carro tem 5,14 m de comprimento, 2,99 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,46 m de altura. O estilo, arrojado, mas sem ousadias, se destaca em especial por seu conjunto óptico, que agrega DRL (Daytime Running Lights), os chamados faróis diurnos, sistemas que dão bastante personalidade ao automóvel. Falando em lanternas e faróis, o Audi A8 herda do R8 a possibilidade de ter todos os seus sistemas de iluminação com LEDs, algo que nenhum fabricante, fora a Audi, oferece até hoje. Os LEDs são energeticamente mais eficientes e mais luminosos que qualquer outro sistema disponível hoje no mercado.

Alumínio

Um dos detalhes mais interessantes a respeito do Audi A8, desde sua primeira geração, é o uso de alumínio na carroceria, o que o torna um modelo grande, sim, mas bem mais leve que seus congêneres. O Audi Space Frame, ou ASF, continua na ativa na construção do modelo de luxo, mas com aperfeiçoamentos. O uso de novas ligas e de novos desenhos de peças, mais rígidas, mas com menos necessidade de material, ajudaram a reduzir o peso da carroceria em 6,5 kg. Pode parecer pouco, mas vale lembrar que o A8 de terceira geração é quase 10 cm maior que o anterior.

Além de mais leve, a carroceria também é mais rígida e aerodinâmica. O rigidez torcional do A8 está 25% maior que a da geração anterior, enquanto o coeficiente aerodinâmico está em 0,26, um dos mais baixos do mundo, parelho com o do novo Mercedes-Benz Classe E.

Em termos de motorização, as iniciais serão dois V8, um a gasolina, de 4,2 litros, 372 cv e 445 Nm, e outro a diesel, também 4,2-litros, mas com 350 cv e incríveis 800 Nm de torque. Para quem não precisar de tudo isso, mas ainda quiser um A8 a diesel (opção que os brasileiros não têm, infelizmente), haverá a opção de um V6 de 3 litros, com 250 cv e 550 Nm. Mais adiante, o mesmo V6 3.0 TDI terá uma versão mais fraquinha, de 204 cv.

Para comandar todas essas usinas de força a Audi coloca à disposição um novo câmbio automático Tiptronic, criado por conta do perfil conservador dos compradores do A8, especialmente nos EUA, onde novidades como o câmbio DSG, automatizado de dupla embreagem, podem soar suspeitas e atrapalhar as vendas. O novo automático, de gerenciamento totalmente eletrônico, tem oito marchas, o que coloca o A8 em compasso com seus principais concorrentes, o Mercedes-Benz Classe S, o BMW Série 7 e o Lexus LS600.

Tração integral permanente

O novo A8 oferece, como seus concorrentes, controlador de velocidade que diminui a velocidade se encontra obstáculos à frente, auxílio de visão noturna, contra pontos cegos e muitos outros sistemas eletrônicos de segurança, mas é em termos dinâmicos que ele pretende se destacar. E isso começa no tradicional sistema quattro, de tração integral permanente.

Com potência mais voltada para a tração traseira, o carro se comporta de modo bem esportivo, algo em que ele recebe a ajuda da suspensão pneumática, regulável de acordo com o perfil de direção desejada (de confortável a esportiva). Esse sistema de regulagens afeta não só a suspensão, que tem todos os braços feitos em alumínio, mas também os freios e a direção (que tem relações variáveis), algo que a Audi chama de “chassi adaptativo”.

As vendas do sedã mais luxuoso da Audi começam no início do ano que vem. Isso nos mercados em que ele tem preços mais acessíveis e maiores volumes de venda. Ao Brasil, o carrão deve chegar no segundo semestre do ano que vem.





























Audi A8 chega a sua terceira geração com oito marchas

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Texto: Gustavo Henrique Ruffo


Fonte: www.webmotors.com.br/wmPublicador/Esportivos















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