quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FOCO NO MERCADO. SAIBA PARA ONDE CORRER



A todo o momento estamos tomando decisões e é impossível deixar de tomálas. A tomada de decisão deve ser encarada como um processo, isto é, possui entradas e saídas. Entram informações e saem decisões. Esse ambiente incerto tornou o processo de tomada de decisão e de planejamento bem mais difíceis para as empresas e aumentou os riscos corridos diariamente.


riscos corridos diariamente



FOCO NO MERCADO AINDA é a chave do sucesso que muitas empresas estão utilizando para sobreviver a um ambiente hostil e mutante. Esta estratégia visa obter não mais “clientes fiéis”, mas sim “clientes leais”. Se fidelidade é o consumo exclusivo e efetivo de produto (que pode ser obtido por promoção, programa de fidelização ou cochilo do concorrente), lealdade é a preferência de consumo obtida pela efetiva satisfação e identificação do consumidor com a marca. Quando se busca a lealdade dos clientes, não se deve esquecer de também dos empregados ou colaboradores, dos fornecedores, dos distribuidores e dos acionistas. Ser tão rápida quantos as mudanças que regem o ambiente é uma necessidade para as empresas. Para ser rápida é necessário
um processo de comunicação que permita ágil e efetivo. Ouvir o que os clientes e funcionários têm a dizer é o segredo do processo de comunicação, mas nem sempre é fácil. Quanto aos clientes, existem 5 questões que as empresas devem fazer para chegar a uma estratégia que produza resultados excepcionais, sem cair na tentação de responder
em nome deles, são elas:

• Quais são suas necessidades e expectativas ?
• O que é mais importante entre essas necessidades?
• Como vocês nos avaliam ?
• Como avaliam nossos concorrentes ?
• O que podemos fazer para superar suas expectativas?

Quanto aos funcionários, o ideal é ter um sistema de informação eficaz e eficiente, que viabilize rapidez no fluxo de informações dentro da empresa. É bom lembrar que, deve-se fluir apenas aquelas informações realmente necessárias a cadeia de processos da organização empresarial em questão, principalmente ao processo de planejamento.

A todo o momento estamos tomando decisões e é impossível deixar de tomá-las. A tomada de decisão deve ser encarada como um processo, isto é, possui entradas e saídas. Entram informações e saem decisões. Esse ambiente incerto tornou o processo de tomada de decisão e de planejamento bem mais difíceis para as empresas e aumentou os riscos corridos diariamente. Estudiosos afirmam que é possível para a empresa proteger-se do impacto negativo das mudanças, preservando-se para futuras oportunidades de sucesso. Para isto, os responsáveis pela tomada de decisão devem tomar algumas precauções no processo de planejamento, como por exemplo, reconhecer que haverá erros nas previsões e contabilizar o preço disso, e estabelecer como prioridade a revisão periódica dos custos, a busca de maior diferenciação de produtos, o investimento em economia de escala, a mensuração do impacto causado por transformações externas à organização e o aumento da flexibilidade, tanto em custos trabalhistas quanto de fornecedores.

Na guerra do Vietnã a maioria dos soldados americanos morria por emboscada em locais de bifurcação e em vilarejos, depois dos ataques eram verificados os motivos, a maioria das balas que atingiam os soldados eram da própria tropa, que no desespero começavam a revidar, sem se dar conta da sua localização dentro da tropa. A única chance de escapar era focalizar um local fora de risco e correr para lá, isto e, ter foco, Saiba para onde correr em tempos difíceis, pode ser a sua única salvação.

Como sobreviver em um ambiente de mudanças? O segredo é mudar também, acompanhá-las de perto, lado a lado. Modificar a forma de conduzir os negócios, com o estabelecimento de novas prioridades estratégicas e operacionais e com mais empenho em medir e reduzir os riscos. Algumas destas mudanças podem ser:

• Controle efetivo de custos;
• Aumento da flexibilidade geral;
• Diferenciação de produto;
• Economia de escala;
• Mensuração do impacto das mudanças;
• Seletividade do mercado.


Fonte: Revista VerboNews




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