Qual é a receita para criar um modelo longevo como a Volkswagen Kombi? Se sua resposta é falta de concorrência, acertou em cheio. Não se pode comparar o Fiat Doblò à veterana alemã em termos de atualidade e segurança, mas, se a Renault não se animar a trazer ao Brasil o novo Kangoo, por exemplo, o multivan da Fiat, que é líder absoluto vendas de seu segmento, é sério candidato ao mesmo nível de estagnação. Menos mal é que a marca italiana não aumentou os preços da nova versão do carro, que já existia na Europa desde 2006. E deve sair de linha em breve, por lá.
A Fiat revelou esta semana a segunda geração do Doblò na Europa. Ela se destaca por ser ainda mais espaçosa do que o modelo que é e será vendido no Brasil. O entre-eixos é de 2,76 m e o bagageiro comporta 790 l de carga, segundo o padrão de medição europeu. Questionada por que não vende por aqui o mesmo modelo, a empresa destacou que o perfil do carro, no Brasil, é muito diferente do que ele ocupa no Velho Continente.
Segundo Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat, na Europa o Doblò é mais voltado ao transporte de cargas, com 70% de seu mix de vendas ocupado pelas versões Cargo, enquanto no Brasil o carro-chefe é o modelo Adventure, com 55% das vendas totais do veículo. Como o desenvolvimento dessa versão toma bastante tempo, essa seria uma justificativa para não fabricar a nova geração do multivan por aqui. Mas não a única. O baixo nível de competitividade também ajuda a explicar, se é que não explica tudo e pronto.
Prova disso é que o Doblò até tem uma versão mais em conta, agora, a 1.4, que custa R$ 48,95 mil e é equipada com motor de 1,4-litro, 85 cv a 5.750 rpm e 122 Nm a 3.500 rpm com gasolina e 86 cv a 5.750 rpm e 123 Nm a 3.500 rpm com etanol, mas não há nem sequer fotos dela no material promocional da Fiat. Só da versão ELX, que sai por R$ 52,54 mil e traz ar-condicionado e o sexto banco de série.
Acima dela, há a versão HLX, por R$ 54,67 mil, equipada com o velho motor 1,8-litro GM de 112 cv a 5.500 rpm e 175 Nm a 2.800 rpm com gasolina e 114 cv a 5.500 rpm e 181 Nm a 2.800 rpm com álcool. Por R$ 59,68 mil é oferecida a versão Adventure. As versões Cargo, respectivamente 1.4 e 1.8, saem por R$ 38,68 mil e R$ 43,32 mil.
Se o mercado brasileiro não terá a versão mais atualizada do carro, pelo menos não se pode dizer que a mudança foi para pior. O estilo do Novo velho Doblò deverá agradar aos consumidores. Pena é ele não ter chegado em 2006 ou 2007. O Doblò foi lançado no Brasil apenas um ano depois de sua apresentação na Europa, em 2000. Bom seria se ele tivesse se mantido em compasso com o que é oferecido aos consumidores europeus.
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