terça-feira, 15 de setembro de 2009

Queda de 10% na venda de veículos novos no Espírito Santo em agosto



Em agosto foram vendidos cerca de 9.073 veículos novos no Espírito Santo, o que significa uma queda de 10% dos veículos comercializados comparado a mesmo mês de 2008. A estatística foi divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) com base em pesquisa da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Apesar do recuo, o crescimento nas vendas de automóveis de passeio (+17,4%) e de comerciais leves (+13,9%) contribuiu para atenuar a queda nas vendas de veículos novos no Estado, revelando os impactos positivos da redução provisória na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos.

O segmento de ônibus, também registrou crescimento de +32,1% frente ao mês de agosto de 2008,o que ocorreu após dois meses consecutivos de taxas negativas. Por outro lado, os segmentos de motos (-34,5%) e caminhões (-44,9%) têm sido mais afetados pela retração da atividade econômica e continuam exercendo impacto negativo sobre as vendas totais de veículos novos.

É possível observar uma redução no ritmo de queda nos últimos três meses, comparando com o mesmo período do ano anterior, embora tenha ocorrido recuo de -7,5% nas vendas de veículos novos. No acumulado do ano, contabiliza-se um decréscimo de -8,4% em relação ao mesmo período de 2008, sob impacto da retração na comercialização de motos (-32,7%) e caminhões (-41,5%).





Nenhum comentário:

Postar um comentário