sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jovem no trânsito: falta conhecimento ou sobra imprudência?




A cada ano que passa as estatísticas revelam o aumento do número de jovens que morrem, ou ficam mutilados em cadeiras de rodas, ou em camas, vítimas de acidentes de trânsitos.
De nada adiantam as proibições, como a da bebida alcoólica, se estes jovens não tiverem a consciência de que a bebida e o volante são duas coisas que não combinam. Assim como a alta velocidade, bem acima dos limites determinados por lei, se não forem cumpridas.


É normal vermos nas estradas, e mesmo nas ruas das cidades, jovens abusando da velocidade, colocando em perigo as suas vidas e a de outras pessoas, que, muitas vezes, acabam sendo vítimas dessas imprudências. Do outro lado, temos os pais que, ao passarem a mão na cabeça dos filhos, estão ao mesmo tempo apoiando todos os atos irresponsáveis praticados pelos mesmos. E, com isto, vão continuar matando ou invalidando pessoas inocentes.


Mas não é só no trânsito que o desrespeito acontece. Também nas escolas, o desrespeito de crianças e adolescentes para com os diretores, professores e colegas. Recentemente vimos pela televisão uma mãe mandando a filha bater em uma colega de escola. Dizia ela: “se você apanhar dela, em casa você vai apanhar de novo. Vai! Bate!”. O que esperar dessa adolescente se, na própria família, não é ensinado respeito que se deve ter com o próximo?
Temos adolescentes que saem armados de casa para ameaçarem os colegas e professores, que acabam sendo reféns dos mesmos. Em muitas ocasiões sob os olhos dos pais, que acham bonitinho o que os filhos fazem, ou porque perderam o controle dos mesmos. O final dessas histórias todos nós sabemos.


Mas há também o lado bom. Recentemente, quatro jovens se arriscaram em meio a um temporal para salvar uma senhora que estava sendo levada pela correnteza. Temos também adolescentes e jovens que buscam na religião um caminho para suas vidas, e esta procura vem crescendo a cada dia. Um sinal de que nem tudo está perdido, e que devemos acreditar nesta juventude, até porque precisamos de jovens assim, de mente e corpo sãos, pois serão eles o futuro desta nação.






Por ADAMIRO BORROWISKY

Um comentário:

  1. achei muito importante ter pessoas que são responsaveis não é ?

    ResponderExcluir