sábado, 3 de abril de 2010

COMO REVERTER ESTA SITUAÇÃO?






Nunca tinha pensado nisso! Só depois de ler o texto é q refleti sobre isso e me espantei. Como somos passivos!





Outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g, ao preço de R$ 1,99.




Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g Cheguei a casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que estava pagando R$ 663,33 pelo kg do produto.




Será que uma especiaria vale tudo isso?




Agora, com mais este exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as indústrias se utilizam "espertamente" desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos.




Creio que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por lei a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro, em litro, etc., de toda e qualquer mercadoria com embalagens inferiores aos seus padrões de referências.




Devemos entender que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção e informação correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos.


Vejam o absurdo:



Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro? Resposta: tinta de impressora! Você já tinha feito o cálculo?




Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais, quem de fato nos socorre?




Há pouco tempo atrás, as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras. Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais baratas, e cartuchos cada vez mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora. Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos.




Veja este exemplo: Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido) fica em torno de R$ 130,00. Você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica. Os fabricantes fingem que nem é com eles..., dizem que "é caro por ser tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá passaram a diminuir a quantidade de tinta (mantendo o preço). Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29. Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!

A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00. Fazendo as contas: R$ 75,00 / 5.5ml = R$ 13,63 o ml. > R$ 13,63 x 1000 ml = R$ 13.636,00
Veja só: R$ 13.636,00, por um litro de tinta colorida. Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:

- 300 gr de ouro

- 3 tv de plasma de 42’

- 1 Fiat Uno 2003

- 45 impressoras q utilizam este tipo de cartucho

- 4 notebooks 8 micro Intel com 256 MB



Ou seja, um verdadeiro assalto!




Vc tb está indignado? Então, repasse este e-mail adiante!Pois os fabricantes alegam que "o povo não reclama de nada... (será verdade... ou nós estamos fazendo valer os nossos direitos?

Isabel


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