sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Polícia Federal prende quadrilha em operação contra fraudes na Receita

A Polícia Federal do Espírito Santo prendeu, em operação, integrantes de uma organização criminosa formada por servidores públicos, advogados e empresários. Entre os detidos na Operação Duty Free está o ex-chefe da Alfândega João Luiz Fregonazzi, acusado de favorecimento nas operações ao abrir cinco empresas em nome de “laranjas”. Também foi detido o advogado Odilon Borges, acusado de atuar como lobista na organização. Ele seria o cérebro e mentor intelectual da quadrilha. Em períodos diferentes de governo, Odilon foi advogado e presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Este último cargo ele ocupou no governo Max Mauro, e o teria usado para favorecer o grupo criminoso. Borges, após deixar o Bandes, fundou uma empresa de consultoria chamada Consultime, em sociedade com o então secretário da Fazenda, José Téofilo, cuja parceria foi rompida posteriormente. Os criminosos foram presos com base nos delitos de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa e contrabando e descaminho. A pena para estes crimes pode chegar a 46 anos de prisão.

no Espírito Santo mobiliza mais de 200 agentes de cinco estados. São cumpridos mais de 18 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão. A operação começou por volta de meia-noite. Policiais de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e São Paulo, além do Espírito Santo, participam da ação.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Vitória, Vila Velha, Viana, Castelo, Alfredo Chaves, Anchieta, Conceição da Barra e Cariacica, além de São Paulo. As investigações, que se iniciaram em fevereiro deste ano, revelaram que o grupo criminoso conseguia facilidades e agilidade em processos de importação, prestação de consultorias e operações fraudulentas por meio de servidores da Receita Federal, em troca de dinheiro e outras vantagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário