sábado, 22 de agosto de 2009

NOVE PREFEITURAS ASSINAM TERMO DE ADESÃO AO PROJETO DO PINHÃO MANSO


Colatina, Marilândia, São Domingos do Norte, Baixo Guandu, Pancas, Mantenópolis, Águia Branca, Itaguaçu e São Roque do Canaã assinaram na terça-feira, 18, o Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções do projeto Pinhão Manso para a geração de biodiesel. O encontro ocorreu no auditório do Sanear, às 10 horas, com a presença de prefeitos, representantes de entidades governamentais, sindicatos, produtores rurais e outras autoridades.

No mesmo dia, a Nòvabra Energia, empresa grupo italiano Api Nova Energia que desenvolve o projeto do Pinhão Manso, inaugurou sua sede administrativa em Colatina, na Avenida Champagnat, em frente ao Colégio Marista.
O objetivo da empresa será implantar uma unidade fabril em Colatina para a produção de óleo de pinhão manso. A empresa espera produzir 50 mil toneladas ao ano para exportação para a Europa. As metas são implantar unidades simplificadas de extração mecânica, de 2010 a 2012, e uma unidade de extração química, com início de operação em 2013.
O projeto agrícola vai ocupar uma área de plantio de 25 mil hectares da planta, nos municípios localizados próximos à unidade fabril. O plantio está previsto para ser iniciado em novembro de 2009 e com prazo máximo de cinco anos. A previsão é de ainda este ano ser plantada uma área de 2 mil hectares, em 2010 aumentar para 4 mil, em 2011 e 2012 para 6 mil por ano e fechar 2013 com 7 mil hectares.
A cultura deve gerar no setor rural cerca de 2.700 empregos diretos, principalmente na entressafra do café. A empresa fornecerá toda a assistência técnica e as mudas, que serão produzidas nos próprios municípios. O preço do quilo vai variar em média, R$ 0,30 por quilo. A produção será de 5.500 quilos por hectare.
A empresa escolheu Colatina como sede para suas operações pois o município reúne características apropriadas ao cultivo, como boas condições climáticas, logística ferroviária e proximidade com os portos capixabas.






Fonte: Folha do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário