quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Diante da tempestade ocorrida em Vila Velha, vereador visita áreas afetadas


O Vereador João Batista Babá percorreu as principais áreas atingidas por enchentes decorrentes das chuvas da última semana de outubro, tendo infelizmente constatado que medidas efetivas de prevenção desta tragédia, já rotineira para a população mais sofrida de Vila Velha, não foram tomadas.

Vale lembrar que um dos primeiros pronunciamentos do Vereador na Câmara Municipal de Vila Velha foi sobre o assunto, na sessão de 08 de janeiro de 2009, na qual lembra que Vila Velha é vítima de enchentes desde 1969 e que, apesar de entender a preocupação do Prefeito Neucimar Fraga, que na época falava sobre a necessidade de se fazer um estudo da questão, lembrou que, até para agilizar o processo, tal estudo não é necessário, uma vez que o mesmo já existe, realizado pelos Senhores Delto (Funcionário da CESAN) e Elmo Dall’Orto (ex-Superintendente do DNOS e Professor Universitário), dois dos maiores conhecedores da questão da drenagem em Vila Velha. Então basta resgatar o que já foi feito, realizando as obras indicadas no estudo.

Tanto naquela ocasião, como agora, por ocasião destas novas chuvas, já se encontra dada a prioridade de Vila Velha, uma cidade entrecortada por canais que não possui um órgão para tratar da questão da drenagem e do saneamento, desde 1989, quando foi extinto pelo governo Collor o DNOS.

Importante também levantar a discussão da municipalização dos serviços, uma vez que, por exemplo, quando se extinguiu o INAMPS, a saúde foi municipalizada, com a criação do SUS, assim também com a saúde, porém o mesmo não aconteceu com a questão do saneamento. Sendo assim, é importante que a cidade discuta com seriedade um Plano Diretor de Drenagem e também que se estude a possibilidade da criação da Secretaria Municipal de Drenagem e Saneamento, para que ações e políticas efetivas venham a ser tomadas para que nossa população, principalmente a mais sofrida e mais exposta aos riscos, não mais venha a ser vítima deste desastre que já vive no seu cotidiano.


Fonte: www.baba.blog.br







Um comentário:

  1. Enquanto todo mundo aplaudir e querer se beneficiar com os louros e alegrias do poder o povo vai continuar sofrendo. A politica é uma coisa antes e outra depois da eleição. Oposição é para quem tem responsabilidade. Quando todo mundo esta buscando se dar bem (cargos e benesses0 o povo não vai ser prioridade. Chega de politicagem.

    ResponderExcluir