sexta-feira, 12 de março de 2010

A chegada do Macaron!




Macaron é uma iguaria francesa do século XIX, que agora volta à moda. Delicado por fora – sequinho, levemente crocante – por dentro um recheio macio e cremoso com sabor peculiar a cada cor. A coqueluche nos eventos é esse requintado doce com seu visual de cores e sabores, o que se apresenta como uma grande vantagem dele para festa, que pode ser tanto tradicionais (chocolate, maracujá, coco, doce de leite…) como exóticos (tangerina com noz moscada, flor de laranjeira com mel, pétalas de rosas).

Preparado com simples ingredientes como claras de ovos, açúcar e farinha de amêndoas (muita vez substituída por farinha de castanha), as bolachinhas são unidas de duas em duas por um recheio doce. Apesar dos ingredientes simples, é a técnica no preparo que difere na qualidade. O Macaron exige técnica e cuidados especiais com forno, manuseio e o famoso ponto.

A grande novidade e sucesso é a utilização do produto como lembrança de casamento, em substituição ao bem-casado. O Macaron representa a mesma simbologia do seu concorrente: duas metades unidas por um recheio doce. Hoje, nos casamentos sofisticados e modernos em Paris e no eixo Sul-sudeste, o macaron está presente.

Delicados, saborosos e requintados, os macarons darão muito o que falar em festas de casamento. No Brasil, o quitute começa a marcar presença, principalmente, para quem não abre mão da elegância.

Esse é o Macaron! Sucesso na Europa que vem conquistando cada vez mais o exigente público brasileiro.

Confira receita de Macaron de maracujá gourmandises

Macaron” de maracujá

Ingredientes
(para 50 unidades)

- 1/2 xícara de clara de ovo
- 3/4 de xícara de açúcar
- 5 gotas de corante amarelo
- 1 xíc. de farinha de castanha-de-caju
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- 4 colheres (sopa) de água
- 1 colher (chá) de gelatina em pó branca sem sabor
- 1 xícara de suco de maracujá
- 1/3 de xícara de açúcar
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara de manteiga

Passo a passo

1 – Numa tigela, misture a clara e 3/4 de xícara de açúcar. Leve ao banho-maria e mexa sem parar, até que a mistura perca a viscosidade.

2 – Transfira para uma batedeira e bata até ficar duro (como clara em neve). Junte gotas de corante amarelo. Desligue a batedeira e junte a farinha de castanha-de-caju e o açúcar de confeiteiro,misturando com a ajuda de uma espátula. Coloque a mistura num saco de confeiteiro.

3 – Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo, pressione o saco de confeiteiro e forme pequenas bolinhas (sem picos).

4 – Leve a assadeira ao forno preaquecido a 100º C por dez minutos. Aumente o forno para 130º C e asse por mais dez minutos. Retire do forno, deixe esfriar por dez minutos e retire os “macarons” da assadeira. Deixe esfriar e pressione com o dedo o centro dos “macarons” (no lado reto).

5 – Numa tigela pequena, coloque as colheres de água e polvilhe a gelatina em pó. Em outra, bata os ovos com batedor manual. Em uma panela, misture o suco de maracujá e 1/3 de xícara de açúcar e leve para ferver. Adicione o suco fervente aos ovos batidos aos poucos, mexendo bem.

6 – Passe a mistura pela peneira e volte-a para a panela. Ferva por mais um minuto. Transfira a mistura para uma tigela e pique a manteiga sobre ela. Enquanto a manteiga derreter, leve a gelatina ao banho-maria.

7 – Despeje a gelatina sobre o molho de maracujá e misture bem. Leve à geladeira. Quando estiver firme, coloque em um saco de confeitar e pingue o recheio nas cavidades dos “macarons”. Junte-os em pares, fechando com o recheio para dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário