segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Chery Face chega ao mercado brasileiro, O COMPACTO MAIS COMPLETO DA CATEGORIA

COMPLETO DA CATEGORIA

Bem que tentamos dar uma volta mais longa no pequeno Chery Face, que está à venda nas lojas a partir de R$ 31.900 vindo da China e não mais do Uruguai, país onde era montado em regime de CKD (Completely Knock Down). Mas tivemos que nos contentar com o curto trajeto programado para durar apenas 15 minutos pelos arredores de Itu (SP). Sem escolha, o jeito era torcer para que aparecessem algumas curvas, subidas e descidas para poder ter, pelo menos, a mínima noção do comportamento do carro.

Marcos Camargo

A Chery, maior fabricante independente de veículos da China, apresenta, ao mercado nacional de auto-veículos, mais uma atraente opção de compra, o Face. Um carro que une personalidade marcante, tecnologia avançada, conforto, versatilidade, ótimo desempenho e excelentes níveis de segurança. Bem posicionado como produto nos mercados Europeu e Chinês – onde é sucesso de vendas, este novo modelo foi desenvolvido pela Chery em menos de três anos e contou com investimentos da ordem de US$150 milhões no processo de pesquisa, desenvolvimento e concepção.

Marcos Camargo
O Chery Face teve seu estilo concebido pela equipe de designers da “casa” italiana Bertone e integra, em seu layout, nítidas características do design europeu, sem deixar de marcar a presença da tradição chinesa em algumas particularidades de sua linha, concentrando ainda fatores inovadores, hi-tech e práticos. Com bom espaço interno e distância entre eixos de 2,39m, o Chery Face possui configurações de um top de linha, como motor de alta performance de 1.300 cc, ar condicionado, direção servo-assistida, freios dotados de ABS e EBD, além da proteção de airbag duplo. Essas particularidades fazem dele um carro muito mais adequado aos objetivos tanto de uso familiar, como para trabalho e lazer. Conta ainda com muitos outros equipamentos, como farol com altura regulável e entrada USB em seu som, que reproduz arquivos em MP3, apenas como exemplos.

Os itens de série, a funcionalidade, a segurança e o design fazem do Chery Face um compacto que vai conquistar o consumidor brasileiro. Com ar condicionado, airbag duplo, vidros elétricos, direção hidráulica, ABS+EBD, computador de bordo, entrada de MP3, sensor de marcha ré e vários espaços de armazenamento no painel de instrumentos ou sob os bancos, o Face fornece as configurações convenientes às necessidades dos consumidores mais exigentes. O Chery Face é um carro que une personalidade e exclusividade, e está pronto para competir na sua categoria.

Marcos Camargo

MODELO ESPORTIVO E MODERNO

A conceituação básica do Chery Face deriva dos pequenos carros europeus que são sucessos de venda. É um hatchback de personalidade estilística bem definida e realçada por um teto de dimensões amplas e linhas suaves, e como componente harmônico, o perfil largo das rodas confere ao veículo um movimento de esportividade. Suas dimensões criteriosamente estudadas garantem conforto máximo sem comprometer toda a praticidade dos carros compactos.


Marcos Camargo


CONFORTO E AJUSTE AO CORPO

O desenvolvimento dos conjuntos dos bancos dianteiros - de acento esportivo - e traseiros - com a marca do conforto - do Chery Face fundamentou-se na a anatomia do corpo humano e sua dinâmica, com objetivo de proteger a cintura, o pescoço e a coluna mesmo com o corpo em momentos de pequenos movimentos. O apoio para a cabeça é ajustável no sentido vertical, sendo conveniente para os diferentes estilos de condução e garantindo a permanência do conforto. Além disso, o banco do motorista também é ajustável manualmente em quatro posições. Para os passageiros do banco traseiro, o espaço para as pernas é amplo o bastante para acomodá-los adequadamente mesmo em viagens de longa distância.

As linhas marcantes de sua carroceria envolvem de forma integrada o conjunto do capô, parabrisas, teto e vidro traseiro, que, além de emprestar a modernidade desejada, também auxilia na redução da resistência aerodinâmica na área frontal. Sua frente em formato “U”, bastante atual, compõe parte da dianteira arredondada, harmonizando todo o conjunto e proporcionando elegância ao veículo. Para garantir ainda mais o estilo esportivo do Chery Face, o modelo vem de fábrica com spoiler traseiro que, além de garantir estilo, conduz corretamente o fluxo do ar, reduzindo o arrasto. O formato diferenciado do porta-malas deixa o veículo com visual mais avançado, integrado e tridimensional. A porta traseira estreita-se sobre as rodas, combinando com as lanternas. O rack no teto garante visual jovem, além de facilitar o carregamento de objetos. O inédito acabamento interno apresenta combinação das cores cinza clara e metálica e os bancos são na cor bege.


Marcos Camargo


Uma de suas características mais marcantes é o design do painel, criado especialmente por renomados designs britânicos. Os instrumentos circulares em forma de tubo, o display redondo com iluminação azul e branca e o visor de LCD para informações complementares, garantem estilo moderno, prático e leitura extremamente fácil e objetiva.



MECÂNICA E TECNOLOGIA

Reduzindo sensivelmente o peso morto do motor, a Chery desenvolveu uma versão de propulsor com melhor economia de combustível, confortável na evolução da aceleração, eficiente na permanência do torque em ampla faixa de giros e com menor nível de ruído nos momentos de aplicação da força máxima. Seguindo a tendência dos modelos tops europeus, o sistema de gerenciamento eletrônico do motor – ECU - é o Bosch ME7.9.7-motronic, já consagrado mundialmente pelo alto nível de desempenho que proporciona. O motor ACTECO de 1300 cc e 16 válvulas e curso dos pistões mais longo que o diâmetro dos cilindros, foi desenvolvido em parceria tecnológica entre a Chery e a austríaca AVL , em um trabalho que envolveu mais de 200 engenheiros de oito países da Europa, América do Norte e Ásia.

Essa motorização adota esse arranjo curso x diâmetro para obter maior torque e maior potência em baixas velocidades, em acelerações curtas. O duplo comando de válvulas DOHC e as quatro válvulas por cilindro ajudam a aumentar a fluxo da admissão de ar e a eficiência no consumo, melhorando a relação entre a potência, o desempenho e o gasto com combustível. Certificado pelos padrões mais rígidos de testes da Europa e da América do Norte, como um teste de rodagem de três milhões de Km em 10 mil horas, atinge em seu momento máximo de torque 122 Nm @ 3.500 ~ 4.500 rpm e sua potência máxima de 62kw acontece na faixa dos 5.750 rpm . A sua transmissão é manual, de cinco marcas, com escalonamento estudado para a otimização do rendimento de seu motor de torque em faixas de rotação mais altas. Reforçando sua modernidade, o motor de partida foi desenvolvido com a tecnologia mais avançada da Valeo, uma das melhores fabricantes deste sistema no mundo, que permite dar partida rapidamente em baixas temperaturas, além de produzir potência mais forte e maior vida útil.

A suspensão dianteira é McPherson independente e de estrutura bem ajustada. A suspensão traseira é de braço vertical dependente. Seu eixo dianteiro tem sua eficiência auxiliada pela presença de uma barra estabilizadora transversal que atua no efeito anti-inclinação.



SEGURANÇA – PRIORIDADE CHERY


A construção monobloco da carroceria é inteiramente metálica, de alta resistência e fechada, formando um habitáculo seguro e protegido tanto para o motorista quanto para os passageiros. O Chery Face possui áreas de absorção de impacto em colisão dianteira, nas quatro portas e na parte traseira da carroceria. O sistema de direção possui uma coluna adicional ajustável e pedais que reduzem ainda mais o impacto frontal. O conjunto dos freios é a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, composto por discos ventilados nas rodas dianteiras e tambores com sapatas de frenagem de alta performance nas rodas traseiras.

Todos os materiais aplicados no sistema de freio do Chery Face podem dissipar o calor rapidamente, além de serem materiais leves e de estrutura simples. Especialmente quando carregado, o desempenho do sistema de freios oferece grande resistência ao calor e o desempenho na frenagem permanece estável mesmo em condições de alta solicitação. Outro grande diferencial do novo modelo da Chery no Brasil é o ABS+EBD como item de série em um veículo de sua categoria, o que garante segurança e estabilidade de direção nos momentos críticos de frenagem. O ABS ajuda a manter o controle da direção reduzindo o travamento das rodas durante uma frenagem difícil em superfícies mais escorregadias, e o EBD regula a força da frenagem aplicada proporcionalmente nas rodas dianteiras e traseiras. O vidro frontal laminado e os vidros laterais e traseiro temperados são considerados os itens de segurança mais significativos do Chery Face, uma vez que em caso de colisão grave, o frontal não quebra, enquanto os laterais e traseiro quebram de forma granulada, evitando ferimentos graves nos passageiros. Os airbags, originais de fábrica, são totalmente inflados em 0,04 segundos, e o do passageiro possui um botão exclusor, que, se e quando, acionado inibe a abertura das bolsas de ar.

É últil no caso de estar uma criança sentada ao lado. Este conjunto de airbags é fornecido pela sueca Autoliv, uma das maiores fornecedoras de produtos de segurança automotiva do mundo. Pensando também em quem está do lado de fora, o Chery Face apresenta moderno conceito de segurança para os pedestres. Na dianteira, há duas peças de espuma fixadas no pára choques, reduzindo eventuais ferimentos em pedestres. Outro item de série do Chery Face é o sensor de marcha ré, que pode detectar a distância de até 1,5 m. O alarme em quatro fases indica a distância em décimos de metro. Na parte traseira do teto, há um indicador de fácil leitura que utiliza os blocos quadrados, verde e vermelho, para mostrar os valores de distância. O brakelight montado na parte superior do veículo é importante e útil para reduzir a possibilidade de acidentes. O Chery Face também possui retrovisor antiofuscamento, pneus com alta capacidade de drenagem e estabilidade em altas velocidades, parachoque de alta absorção de impacto, de padrões internacionais, dispositivo de alarme antifurto, controle remoto inteligente, retrovisores externos de regulagem elétrica, faróis ajustáveis eletricamente de dentro do veículo e luzes de neblina dianteiras muito maiores do que as de seus similares.


Fotos: Marcos Camargo, revista auto esporte


Um comentário:

  1. Concordo com tudo isso e acrescento que o Face fez, andando entre 100 e 120km/h, a média de 17,1Km por litro. Muito bom.

    ResponderExcluir