quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fiat lança novo Idea e aposta em novidades








Monovolume recebe reestilização profunda e ganha novas opções de motores

Fotos:
Divulgação

A cena é pouco provável, mas divertida de imaginar. Em um escritório em Betim (MG), um executivo da Fiat segura a foto do Idea e clama a engenheiros e designers: "É tempo de mudar". Com este slogan a Fiat lança a primeira reestilização de seu monovolume, lançado no Brasil em 2005. Concorrendo com o envelhecido Chevrolet Meriva, o Idea chega com fôlego de jovem, desenho ousado e novas opções de acabamento e motores. O preço? Bem, ele também mudou. Para mais.

Antes de falar do bolso, vale dar uma olhada no Idea. A reformulação do monovolume é, por enquanto, exclusiva da América Latina – na Europa o Idea continua como está, e com uma concorrência maior, com a nova geração do Opel Meriva.

A dianteira passou por grandes mudanças, com faróis maiores, para-choque reformulado e capô com um forte vinco em “V”. A lateral recebeu novas maçanetas e retrovisores, enquanto a traseira sediou uma estreia nacional: a lanterna com LEDs.

Adotada pela primeira vez em um carro brasileiro (alguns modelos de implementos rodoviários e ônibus já usam o sistema), a lanterna com 20 diodos emissores de luz tem maior vida útil e menor consumo de energia, segundo a Fiat. Guias de luz similares às adotadas no Citroën Grand C4 Picasso garantem a “identidade noturna” do carro, tática também adotada pelo novo Volkswagen Fox.

A tampa do porta-malas perdeu o porta-placa, que foi para o para-choque. Na versão Adventure o estepe oculta a ausência, mas nas outras versões a lataria limpa gera uma sensação de que algo está faltando. Por dentro há pouco a ser dito: o cluster de instrumentos ganhou novos grafismos e o volante é novo, mas o painel é o mesmo, podendo apenas receber um segundo tom de acordo com a versão.

Sem ar-condicionado
Seguindo a discutível postura de muitos fabricantes, a Fiat não oferece ar-condicionado de série para as duas versões de entrada do Idea, a Attractive 1,4 (R$ 43.590) e Essence 1,6 16V (R$ 45.610). Incluindo o equipamento de conforto, os dois modelos sobem para R$ 47.170 e R$ 49.190, respectivamente.

Concorrendo com Chevrolet Meriva Joy (R$ 47.321), o Idea com motor 1,4 de 80 cv / 81 cv (E/G) não sofreu alterações mecânicas, mantendo o fraco desempenho do modelo anterior. Esta versão também é a única que não pode receber o câmbio automatizado Dualogic, um dos motivos pelo qual a versão responderá a 20% das vendas, segundo a Fiat.

Modelo de maior volume do novo Idea, o Essence 1,6 16V adota o mesmo motor de até 117 cv (com etanol) usado no Punto 2011. Com preço acima da antiga versão ELX 1,8, o Essence será o carro chefe do catálogo, com 40% das vendas.

Uma das unidades avaliadas, o Essence 1,6 16V Dualogic (R$ 51.300 equipado com ar-condicionado) oferece um custo-benefício mais favorável em relação aos outros modelos da linha. O motor E.TorQ é suficiente para o trânsito urbano, sendo que boa parte do mérito é dos 16,8 kgfm de torque – 80% desta força vem a 1.500 rpm.

Infelizmente o câmbio automatizado não acompanha o ritmo do carro, com uma lentidão de resposta que pode irritar os mais afoitos. Trancos em baixas velocidades também serão difíceis de evitar.

A suspensão um pouco mais firme do que outros modelos da Fiat foi mantida, mas a altura elevada (1,70 m) e a ausência do controle de estabilidade impedem que o carro faça curvas em velocidades mais elevadas. Por ser um veículo familiar, a dinâmica do Idea está de acordo com sua proposta.

Mais potência, menos discrição
Se você quiser um Idea com motor 1,8 16V de até 132 cv, ficará restrito às versões Adventure (R$ 56.900) e a inédita Sporting (R$ 54.280). Os apliques externos dos dois modelos podem não agradar a todos, mas a força extra é bem-vinda para quem andará com o carro sempre carregado ou em cidades com subidas íngremes.

O câmbio manual do Idea Sporting avaliado é o mesmo das versões 1,8 anteriores. Ou seja, curso de engate mais longo do que a concorrência e imprecisão nos engates. O sistema não é ruim, porém consumidores mais exigentes podem questionar a qualidade da transmissão em um carro de R$ 54 mil.

Por fora o Idea Sporting ganhou novas rodas de 16 polegadas, spoilers e ponteira do escapamento cromada. Os acessórios dão um ar diferente ao monovolume, mas não agradaram a todos os presentes no lançamento do carro, no Guarujá (SP). Se o modelo esportivo fez alguns torcerem o nariz, o Adventure, entretanto, gerou uma unanimidade de opinião.

Criadora do estilo “off-road de brincadeira”, em 1999, a Fiat parece estar exagerando na fórmula que ela mesma desenvolveu. Assim como no Palio Weekend, o Idea Adventure ganhou generosas capas de plástico sobre as caixas de roda, além de um enorme friso lateral e para-choques anabolizados. Como se tanta opulência não bastasse (são 25,2 cm extras no comprimento graças aos acessórios), a grade cromada do radiador ganhou o nome “Adventure”.

Resumo
Em um segmento com poucas novidades (não há previsão de mudança no Meriva antes de 2011), o Fiat Idea vem em boa hora. Apesar de acima do modelo anterior, os preços estão de acordo com a concorrência, com destaque para a versão Essence. Oferecer o motor 1,8 16V somente para versões customizadas restringe a liberdade de escolha do cliente, mas agora o Idea conta com quatro versões, como o Meriva.

A versão Adventure bebeu demais da fonte dos aventureiros urbanos, mas o Sporting oferece um visual mais palatável aos olhos. No geral, o pedido fictício dos executivos lá no começo do texto foram atendidos: o Idea mudou. Se para melhor ou pior, só o tempo dirá.

Viagem ao Guarujá (SP) feita a convite da Fiat

FICHA TÉCNICA – Fiat Idea 1,6 2011

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, transversal, refrigeração a água, 1598 cm³
POTÊNCIA 117 cv (etanol) / 115 cv (gasolina) a 5.500 rpm
TORQUE 16,8 Kgfm (etanol) / 16,2 Kgfm (gasolina) a 4.500 rpm
CÂMBIOManual, com cinco marchas (automatizado opcional)
TRAÇÃODianteira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 195/60 R15
COMPRIMENTO 3,95 m
ALTURA 1,70 m
LARGURA 1,70 m
ENTREEIXOS 2,51 m
PORTA-MALAS380 l
PESO (em ordem de marcha) 1.260 kg (1.265 kg automatizado)
TANQUE48 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção
FREIOS Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
CORES -
PREÇOR$ 45.610 a R$ 47.720


FICHA TÉCNICA – Fiat Idea 1,8 Sporting 2011


MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, transversal, refrigeração a água, 1598 cm³
POTÊNCIA 117 cv (etanol) / 115 cv (gasolina) a 5.500 rpm
TORQUE 16,8 Kgfm (etanol) / 16,2 Kgfm (gasolina) a 4.500 rpm
CÂMBIOManual, com cinco marchas (automatizado opcional)
TRAÇÃODianteira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 195/60 R15
COMPRIMENTO 3,95 m
ALTURA 1,70 m
LARGURA 1,70 m
ENTREEIXOS 2,51 m
PORTA-MALAS380 l
PESO (em ordem de marcha) 1.260 kg (1.265 kg automatizado)
TANQUE48 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção
FREIOS Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
CORES -
PREÇOR$ 45.610 a R$ 47.720


FICHA TÉCNICA – Fiat Idea 1,8 Sporting 2011

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, transversal, refrigeração a água, 1747 cm³
POTÊNCIA 132 cv (etanol) / 130 cv (gasolina) a 5.250 rpm
TORQUE 18,9 Kgfm (etanol) / 18,4 Kgfm (gasolina) a 4.500 rpm
CÂMBIOManual, com cinco marchas (automatizado opcional)
TRAÇÃODianteira
DIREÇÃOPor pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODASDianteiras e traseiras em aro 16” de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 195/55 R15
COMPRIMENTO 3,95 m
ALTURA 1,70 m
LARGURA 1,70 m
ENTREEIXOS 2,51 m
PORTA-MALAS380 l
PESO (em ordem de marcha) 1.280 kg (1.285 kg automatizado)
TANQUE48 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção
FREIOS Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
CORES -
PREÇOR$ 54.280 a R$ 56.390


Equipamento\Modelo Idea Attractive 1,4 Idea Essence 1,6 16V Idea Sporting 1,8 16V Idea Adventure 1,8 16V
Ar-condicionado Opcional Opcional Série Série
Direção Hidráulica Série Série Série Série
Vidros e travas elétricas Série Série Série Série
Retrovisor elétrico Opcional Opcional Série Série
Vidros elétricos traseiros Opcional Opcional Opcional Opcional
ABS Opcional Opcional Opcional Série
Airbag duplo Opcional Opcional Opcional Série
Câmbio Automatizado Não disponível Opcional Opcional Opcional
Sensor de estacionamento Opcional Opcional Opcional Opcional
Retrovisor interno eletrocrômico Não disponível Opcional Opcional Opcional
Subwoofer Não disponível Opcional Opcional Opcional
Teto-solar Não disponível Opcional Opcional Opcional
Airbag lateral Não disponível Opcional Opcional Opcional
Rodas de liga-leve de 15 Opcional Opcional Não disponível Série
Rodas de liga-leve de 16 Não disponível Não disponível Série Não disponível
Sensor de chuva Não disponível Opcional Opcional Opcional
Sensor crepuscular Não disponível Opcional Opcional Opcional
Preço (R$) 43.590 45.610 54.280 56.900






Fiat lança novo Idea e aposta em novidades

Fiat lança novo Idea e aposta em novidades

Fiat lança novo Idea e aposta em novidades

Fiat lança novo Idea e aposta em novidades

Fiat lança novo Idea e aposta em novidades

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